Exposição Mar da Bahia celebra aniversário de Salvador

CULTURA

O mar da Bahia sob vários olhares. Essa é a principal proposta da exposição coletiva “Mar da Bahia”, resultado do trabalho de 12 fotógrafos que embarcaram juntos no desafio de registrar as águas do litoral baiano em seus diferentes aspectos. A mostra chega ao Shopping Paseo no próximo dia 18, segunda-feira, integrando as comemorações pelo aniversário de Salvador, comemorado em março, e fica em cartaz até o dia 2 de abril. A abertura da exposição terá um vernissage para convidados, a partir das 19h. 

A mostra propõe reacender a ligação das pessoas com o mar, uma celebração da relação que os baianos culturalmente possuem com a água salgada. O mergulho nos encantos do mar é inspirado através do olhar dos fotógrafos. “Os azuis do mar seduzem a contemplação e silenciamento da mente, ainda que em águas ora serenas ora sacudidas por movimentos misteriosos, fonte de alimento e lazer”, comenta a fotógrafa Marta Suzi, integrante da mostra.

Dentre os principais desafios de fotografar o mar, o fotógrafo e curador da exposição, Cláudio Colavolpe, destaca “fazer uma foto que saia do lugar comum, que transmita algo diferente, que faça o observador entender o sentimento que o mar lhe traz”. O desafio foi aceito e resultou um trabalho diversificado e rico.

“É quase um movimento nato apontar a câmera para o mar. Desde criança, sempre tive essa fascinação, principalmente pelas embarcações da Bahia”, declara Sandra Coelho, uma das fotógrafas da exposição. Segundo Sandra, Salvador é solar, tem um poente maravilhoso, além da facilidade de acesso ao mar. Ela mora no Rio Vermelho, faz vários registros naquela região, além de fotografar o Recôncavo Baiano e a cidade baixa. A expectativa com a exposição no Shopping Paseo é grande. “É um local com um público diferenciado, que vai prestar mais atenção e dar mais valor à nossa arte”, afirma.

Serviço:

 

O quê – Exposição Mar da Bahia

Quando – 18/03 a 02/04

Onde – Shopping Paseo (Rua Rubens Guelli, 135 – Itaigara)

Quanto – Entrada Franca

Fotógrafa: Marta Suzi