Exposição multimídia apresenta 40 anos de Carnaval

CULTURA

Cenas de Carnaval é o nome da exposição que estreia no próximo dia 12, a partir das 19h, no Salvador Shopping. Reunindo mais de 200 fotografiasemocionantes da festa, o projeto multimídia traz um olhar especial para todas as pessoas que amam o Carnaval, revelando cenas memoráveis e detalhes até então pouco percebidos pelos foliões.

Com curadoria assinada por Márcio Costa, editor de fotografia do Correio, e Ivan Dias Marques, jornalista, a exposição conta a história de 40 anos de Carnaval, por meio de uma viagem histórica e riqueza curatorial fabulosa.

“Nosso maior desafio foi ir além das imagens já reconhecidas pelo público. Contamos a história sob diversos olhares, revelando as primeiras participações de artistas que viriam a mudar a forma do Carnaval acontecer, destacando o povo, o trio e a energia que a festa tem. Acreditamos que o expectador irá se surpreender com uma visão antropológica única e singular de uma festa que ao longo dos anos viveu e causou a mudança da história”, conta Márcio Costa.

 A seleção fotográfica traz imagens de artistas que fizeram a história do Carnaval, como Daniela Mercury, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Igor Kannario, Durval Lelys, Luiz Caldas, Bell Marques, Margareth Menezes, Márcio Victor à frente do Psirico, Xanddy com o Harmonia do Samba, Léo Santana, Olodum e Ilê Aiyê. Foram selecionados momentos históricos como a Banda Didá homenageando Neguinho do Samba no Campo Grande, Jimmy Cliff no Olodum, Carlinhos Brown regendo a percussão da Timbalada e o encontro de Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e Caetano Veloso, entre muitos outros.

Dinâmica e viva em seus aspectos, Cenas de Carnaval surge como a primeira ação em comemoração aos 40 anos do Jornal Correio. “A exposição abre a programação de ações e eventos que marcam essas quatro décadas e que oferecem ao público novas experiências. Até o final do ano, teremos diversas iniciativas em segmentos como economia, bem estar, cultura e moda, entre outros”, antecipa Vanessa Araújo, coordenadora do Estúdio Correio, setor de projetos do jornal.

Aberta e gratuita, a mostra acontece entre os dias 13 e 26 de fevereiro, no piso L1 do Salvador Shopping, em horário de funcionamento comercial. A intenção da exposição multimídia é permitir que o espectador se surpreenda com as mudanças vividas ao longo dos anos, provocando uma sensação nostálgica e afetiva com a festa.

“Quando falamos de Carnaval, contamos toda uma história da cidade. Por isso, é sensível dizer que a exposição apresenta uma vastidão de olhares e emoções captadas por profissionais que viveram e fizeram a história da fotografia de rua em nosso estado. Captar a essência do artista, a alegria democrática da rua e pluralidade da festa foi uma, entre tantas, motivações que nos trouxeram até aqui”, revela Ivan Dias Marques.

Realizado pelo jornal Correio, Cenas de Carnaval faz parte do calendário de comemorações dos 40 anos do veículo de comunicação. A exposição é oferecida pelo Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio de Claro, Fieb, Salvador Shopping, Vinci Airports e Unijorge.

Foto: Arisson Marinho / Divulgação