Festival promove oficinas e celebra expressões culturais da Bahia

CULTURA

Nos próximos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, das 11h às 19h, no Passeio Público – Campo Grande, a pluralidade artística e cultural da Bahia se unem no Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos.

Conectando empresários, artistas, governantes e estudantes, a ação abraça 18 cidades interligadas pela Baía de Todos-os-Santos (Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas das Margaridas, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz), ampliando a relação entre o público de Salvador e o espaço que o cerca, memorando as belezas naturais da baía, a pluralidade da produção cultural e a sabedoria popular da região.

A intenção do Festival é celebrar toda força e beleza da cultura local, ao mesmo tempo trazer um debate sobre as oportunidades e desafios para impulsionar o turismo sustentável na baía. Para isso, constrói-se um ambiente lúdico e atraente, dividido em diferentes agendas. Entre elas, a Agenda Cultural, um caldeirão interativo com shows, estandes, oficinas práticas e cozinha demonstrativa para entreter o público e promover os saberes e fazeres típicos de cada região.

A programação se divide nas seguintes áreas de convivência: Núcleo de Conhecimento, local onde serão apresentados cases de sucesso e discutido práticas e inovações para a atividade turística; Tenda Manifestações, espaço destinado para a participação dos Grupos Produtivos de Manifestação Cultural; Cozinha BTS, ambiente reservado à apresentação de receitas dos grupos produtivos ligados a gastronomia; Quiosque Vivências, espaço dirigido às oficinas de percussão, trançados de cabelo afro e variadas manifestações culturais; e a Área de Alimentação, com a presença de food trucks e comidas regionais.

A  Baía de Todos-os-Santos reúne em seu entorno um dos maiores patrimônios naturais e histórico-culturais do país, que foram  cultivados através de séculos de miscigenação entre índios, negros e portugueses.  Todo esse conjunto de riqueza possui um valor inestimável para a atividade turística e o Festival tem o objetivo de dar visibilidade e aproximar essa cultura da população”(Carol Chagas, Coordenadora Metodológica da GKS/Daventura, organizadora do Festival). 

O Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo – SETUR e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo Bahia (PRODETUR), com realização do consórcio empresarial GKS/DAVENTURA.

 

Confira a programação completa da Tenda Manifestações

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO DIA 30/11

12h30 às 13h30

ACARBO (Capoeira, Maculelê, Puxada de Rede)

14h às 15h

OS GUARANIS (História do Brasil e Bahia)

15h30 às 16h30

FILHOS DE NAGÔ (Samba de roda)

17h às 18h

PAPARUTAS (Samba de roda)

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO DIA 01/12

12h às 13h

MESTRE DO AMANHÃ (Capoeira, Maculelê, Puxada de Rede)

13h30 às 14h30

FILHAS DE GANDHY (Carnavalesco Afro)

15h às 16h

ESMOLA CANTADA (Samba de roda)

16h30 às 17h30

MARALEGRIA (Carnavalesco)

18h às 19h

CONVIDADO DE ENCERRAMENTO