Fuzuê, Furdunço e Pipoco terão mais de 80 atrações gratuitas e sem cordas

DIVERSÃO
Antes mesmo de o Rei Momo receber as chaves da cidade em ato que marca oficialmente o início da folia, daqui a oito dias, Salvador já estará em polvorosa com o Fuzuê, Furdunço e Pipoco, que acontecem respectivamente neste sábado (23), domingo (24) e na terça (26). Os eventos integram o pré-Carnaval da capital baiana, levando mais de 80 atrações gratuitas e sem cordas ao Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra).
O Fuzuê terá início a partir das 16h, com programação que reunirá 39 grupos e bandas percussivas. Apresentam-se Bike Fuzuê, Expresso 071, Banda da Guarda Municipal, Tio Paulinho, Stripulia, Coral Cant@Art, Oficina de Frevos e Dobrados, Quabales, Cia de Danças e Folguedos, Terno de Reis Rosa Menina, As Ganhadeiras de Itapuã, Fanfarra Canelight, Gravata Doida, Bejuzeiras de Areia Branca, Mascarados de Maragojipe, Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, Barquinha de Bom Jesus dos Pobres e Grupo Cultural Mandu.
Complementam o desfile: Caretas Tradicional de Acupe, Grupo Folclórico Zambiapunga, Grupo de Mascarados de Maragojipe – Maralegia, Caretas de Cairú, Paroano Sai Milhó, Walter Queiroz, Fanfarra.BBG, Afoxé Korin Nagô, Só Samba de Roda, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Pierrot Tradição Plataforma, Axé Dadá, Capoeira Mangangá, Insaba Maza, Amigos do Babá, Grupo Fuzuê Junino, Tudo x Transforma, Aldeia Coletivo Cênico, Banda Big Show, Arraiá das Marias e Fanfarra Santa Barbara.
No segundo dia de pré-Carnaval, o Furdunço começará às 15h agitando os foliões com uma mescla de sons e ritmos. Serão 45 atrações entre pranchões, minitrios e grupos culturais. Percorrerão pela avenida Rixô Elétrico, Paulo DJ, Gira Ingonça, Andarilho Elétrico, Bike Axé, Mamah Soares, Bike da Alegria, Sylvia Patrícia e Tuk Tuk Sonoro, Espaço Musical, Maira Lins e o Boteco Elétrico, Micro Trio de Ivan Huol, Flor Serena – Rural Elétrica, Grupo Marana, D’J Parente e D’J Sucesso Ton, DNA Dodô Primos Elétricos, Faustão e os Mongas, Vitrola Baiana, Eletric Team e Quabales.
Também se apresentarão o Forró Massapê, Família Macedo, Mudei de Nome, Forró do Tico, Geovana Costa, Forró Zé Baratino, Lincoln & Duas Medidas, Fit Dance, Os Informais, Samba de Farofa, Jau, Banda Cativeiro, Gerônimo, Adriano Rezende, Mambolada, A Mulherada, Mammá Di Souza, Trio Bahia Bass – Telefunksoul e Convidados, Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas, Solares, Denny Denan, Trio do Reggae, Shantay, Furdance, Colher de Pau e Àttooxxá.
O Furdunço foi lançado pela Prefeitura em 2014 e o Fuzuê em 2016 com a proposta de valorizar os pequenos equipamentos e manifestações culturais no chão, resgatando antigos carnavais. Já o Pipoco, que chega à terceira edição, volta a ter o embalo do cantor Léo Santana. O trio do artista sairá às 19h, do Clube Espanhol, e segue até o Farol da Barra.
“O pré-Carnaval tem objetivo muito estratégico de dar estímulo a mais para que os turistas antecipem a chegada à cidade, que fica hiperlotada no Carnaval”, pontua o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. Mais de um milhão de pessoas são esperadas nos três eventos de pré-Carnaval.
A multidão que for para avenida para curtir as atrações e os desfiles  contará com suporte de diversos serviços municipais, como prolongamento de horário de operação de linhas de ônibus com destino à Barra e Lapa; implantação de módulo assistencial de saúde no Farol da Barra e atuação de quase 200 agentes da Guarda Civil.
Foto: Valter Pontes/Secom