Mostra Literária de Salvador discute literatura on e off-line

CULTURA

Escrita criativa, financiamento coletivo, circulação e difusão da produção literária e empreendedorismo editorial na era digital são alguns dos temas a serem debatidos durante a primeira edição da Mostra Literária de Salvador. O evento será realizado no dia 13 de abril, sábado, das 8h30 às 17h, no Teatro SESI Rio Vermelho. A realização é de Rebeca Lisboa – Comunicação Empática, com patrocínio da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio do Edital Arte em Toda Parte – Ano IV e apoio do Teatro SESI Rio Vermelho.

Os bate-papos da Mostra Literária de Salvador contam com participação de escritores e influenciadores digitais locais e nacionais, que debaterão temas atuais sobre o universo literário on e offline, em Salvador e no Brasil. Entre os convidados nacionais estão os autores Pedro Duarte, jornalista, editor-chefe do site Jovem Nerd e autor de Tony Moon, Ian Fraser, autor da Saga Araruama e Iris Figueiredo, autora de Dividindo Mel (2012), Confissões On-line: Bastidores da minha vida virtual (2013), Entre o real e o virtual (2015) e Céu sem estrelas (2018). O número de vagas para os bate-papos está sujeito à lotação do espaço. 

Já as oficinas constituem espaços formativos em que os participantes poderão conhecer diferentes técnicas e métodos de trabalho. Ao todo, serão quatro oficinas: escrita criativa, criação literária, contação de histórias e HQ, com 20 vagas cada. Durante o evento, os participantes também poderão contribuir com a criação de obra literária coletiva. A iniciativa tem como propósito dialogar com eixos orientadores do projeto como colaboração, compartilhamento e criatividade. O evento prevê ainda feira de livros e sessão de fotos e autógrafos com autores. As inscrições gratuitas podem ser realizadas através do site: www.mostraliterariassa.com.br

Da cena literária local são convidados para os bate-papos os blogueiros e influenciadores Renata Pinheiro, do Digaí leitores, e Alexandre Ribeiro, do Outro garoto lendo. Mediando as oficinas, nomes como Vanessa Brunt, escritora e jornalista, Emília Nunes, contadora de estórias e criadora do Projeto Mãe que lê, Breno Fernandes, jornalista e escritor, e Hugo Canuto, quadrinista, autor de Contos dos Orixás, uma HQ inspirada na cultura afro-baiana.

A realização e curadoria da Mostra Literária de Salvador são de Rebeca Lisboa, relações públicas e empreendedora criativa que, desde 2011, atua no segmento de produção cultural. Também assina a curadoria do evento Pedro Duarte, jornalista, escritor e editor-chefe do Portal Jovem Nerd. Janine Falcão, relações públicas, assina a produção.

 

SERVIÇO

O quê: Mostra Literária de Salvador

Quando: 13 de abril (sábado), das 8h30 às 17h.

Onde: Teatro SESI Rio Vermelho (Rua Borges dos Reis, nº 09, Rio Vermelho)

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Inscrições e informações: www.mostraliterariassa.com.br

Foto: Divulgação