Santo Antônio de Jesus dá start aos cinco dias do puro São João

DIVERSÃO

Na rota das principais festas juninas na Bahia, a cidade de Santo Antônio de Jesus (SAJ) já respira os elementos de um autêntico São João. O feriado desta quinta (21) antecipou a chegada dos turistas, que mesmo com clima frio, não se intimidaram e já começaram a encher as ruas da cidade para curtir o primeiro dos cinco dias de festa.

Considerada como uma das maiores cidades do interior do estado, SAJ encanta locais e turistas pelo resgate da tradição mostrando o puro São João em sua programação que conta com grandes nomes do forró brasileiro como Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Adelmario Coelho, além dos cantores Wesley Safadão, da dupla Simone e Simaria e das bandas Saia Rodada e Limão com Mel.

Os amigos Edésio Santos, 58, e Neila Chaves, 29, estão pela primeira vez em SAJ e com a expectativa alta para curtir os cinco dias de festa. “Tô esperando muita animação, já tinha ouvido falar do São João daqui e resolvi conhecer. O pessoal vem cada vez mais buscando o interior para aproveitar as festas e aqui eu quero ver todas as atrações, mas em especial Dorgival Dantas”.

Nascida em SAJ, mas morando em Salvador há 31 anos, Rita Mercês, 49, aproveita a época para visitar a família na cidade. “Eu gosto do São João daqui, minha família é daqui e a festa vem melhorando a cada ano que passa. É uma oportunidade também para rever meus amigos de infância”, conta.

Para Rita, a proximidade da cidade com a capital baiana é um dos grandes motivos para que a festa seja uma das mais visitadas no estado. Nesta época do ano, o número de pessoas em Santo Antônio de Jesus pula de 100.605 mil pessoas para 1 milhão.

“Eu acho que além da programação, a proximidade de Salvador atrai o pessoal para cá. Aí acaba juntando as atrações, o espaço e a proximidade e enche né? Mais de 90% dos meus amigos vão passar o São João aqui em SAJ. Pra mim foi a melhor ideia que a prefeitura teve foi investir ainda mais na festa, porque nossa cidade é a que realmente faz o puro São João, aquele de tradição mesmo”.

Já Joacir de Jesus acredita que o resgate da tradição é um ponto a favor da festa no recôncavo. “É muito bom, porque hoje o São João vem resgatando as raízes. Enquanto algumas outras cidades vêm fazendo uma mistura de ritmo, Santo Antônio busca trazer a tradição, e é ótimo não só para a gente como também para os jovens que estão conhecendo a festa agora”.

Assim como os amigos Edésio Santos e Neila Chaves, a Cervejaria Bohemia é estreante no São João da Bahia e chega no estado para unir a tradição de uma cerveja com 166 anos de história com uma das festas mais populares do Brasil.

“Nenhuma outra cerveja une tradição e história como Bohemia. Nenhuma festa une tradição e história como o São João. Por isso, resolvemos unir as duas e potencializar esse brinde que faz uma homenagem à vanguarda cervejeira e a tradição junina”, justifica o gerente regional de marketing da Ambev, Harry Racz.

Além da festa pública de SAJ, a Bohemia está presente também na festa pública de Irecê e as festas privadas como Brega Light e no TicoMia.

 

Fotos: Jefferson Riccelli (Divulgação Agência LK)