TIM recebe Prêmio de Acessibilidade da Anatel

NEGÓCIO

As ações da TIM voltadas para pessoas com deficiência foram reconhecidas em cerimônia realizada nesta terça-feira (16/4), pela Anatel, para celebrar a divulgação do primeiro Ranking de Acessibilidade. A lista traz uma classificação comparativa do setor de telecomunicações a respeito do Regulamento Geral de Acessibilidade e tem o intuito de aprimorar ainda mais o atendimento ao público PCD, um universo de 45 milhões de brasileiros.

O evento contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que tem forte atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, além do Presidente da Anatel, Leonardo Euler, do Embaixador da Itália, Antonio Bernardini, da Senadora Mara Gabrilli e de outras autoridades do Governo, do Congresso e representantes do setor.

“O setor de telecomunicações tem o DNA da inclusão, com novas tecnologias que facilitam a vida de pessoas com deficiência. Com a criação desse ranking, a Anatel irá incentivar ainda mais o surgimento de ações inclusivas, impulsionando a governança das empresas verso as melhores práticas”, pontua Nicandro Durante, presidente do Conselho de Administração da TIM Brasil, que recebeu o prêmio das mãos da primeira-dama.

A acessibilidade do site da TIM foi um dos destaques do ranking, além de outras iniciativas como a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor em Braile e em Libras; a produção da Cartilha “Anatel Explica” em Braile; a parceria com o Instituto Benjamin Constant para a elaboração do plug-in Emoti Sounds – ferramenta para que pessoas com deficiência visual possam “escutar” os emoticons; e a promoção do app Giulia – Mãos que falam, que transforma movimentos da Língua Brasileira de Sinais em mensagens de som em português.

“Acompanhei o planejamento e a implementação de diversas iniciativas da TIM na área de acessibilidade quando era Vice-Presidente de Operações da companhia. Por isso, significa muito receber este prêmio da Anatel, hoje, como Diretor Presidente. É um reconhecimento do percurso feito e um estímulo para continuarmos neste caminho”, destaca Pietro Labriola, presidente da TIM Brasil.

 

Foto: Divulgação